Rinomodelação

O que é rinomodelação

Rinomodelação ou bioplastia de nariz é um tratamento estético que pode modelar o contorno nasal sem cirurgia com preenchimento de nariz, uma técnica capaz de produzir alterações expressivas nos formatos do nariz com implantes líquidos injetados por agulhas. A bioplastia nasal, como também é chamada, é uma alternativa a cirurgia de rinoplastia, sendo realizada com anestesia local no consultório médico e retorno à rotina no mesmo dia.

Posso saber antes como vai ficar?

Sim. Atualmente possuímos em São Paulo um programa de computador que mostra a aparência final antes mesmo do tratamento. A tecnologia é capaz de fazer fotos em três dimensões do rosto para que o médico possa indicar as modificações a serem feitas no nariz de acordo com a necessidade de cada paciente. Com uma visão ampla da harmonização facial é possí­vel saber como vai ficar o novo contorno nasal. O programa ainda sugere a quantidade de implante necessária para o preenchimento, o que permite estimar o preço da rinomodelação.

Como é feita a bioplastia no nariz?

A rinomodelação é feita com o preenchimento do nariz por implantes líquidos que moldam o formato do nariz sem cirurgia permitindo o retorno a rotina no mesmo dia. O paciente permanece acordado durante todo o procedimento, que é realizado com anestesia local sem sedação. A aplicação dos implantes é feita com agulhas de ponta arredondada que preservam vasos e nervos, reduzindo inchaço e hematomas.

Quais as indicações?

Rinomodelação permite elevar, afinar ou projetar a ponta do nariz, corrigir o contorno adunco e em alguns casos até mesmo diminuir levemente o comprimento ou as asas nasais. O procedimento pode ser feito isoladamente ou como parte da harmonização facial. A bioplastia de nariz também pode corrigir ou aperfeiçoar uma rinoplastia.
Rinomodelação ou rinoplastia: como saber qual o procedimento ideal?

Procedimentos como alectomia para diminuição das asas nasais são uma característica da rinoplastia. Da mesma forma, a rinomodelação não tem como diminuir ou afinar o nariz naturalmente de forma expressiva, embora possa tratar o nariz adunco ao preencher a parte superior do dorso e equilibrar o contorno nasal. A técnica chamada de “diminuição por adição”, em alguns casos, permite que ao adicionar preenchimento em uma região seja possível obter a diminuição de outra região.

Como podemos ver, a escolha entre o preenchimento para rinomodelação ou a cirurgia de rinoplastia depende do objetivo do tratamento e geralmente é definida entre médico e paciente na consulta presencial.

Como é a recuperação da rinomodelação?

O paciente sai do consultório com um curativo que serve de molde por uma semana até que o implante se solidifique. A bioplastia nasal pode ocasionar sensibilidade, inchaço, vermelhidão e eventuais hematomas, que regridem naturalmente em sete dias. Esforço e atividades físicas devem ser evitados pelo mesmo período, assim como exposição solar, as demais atividades diárias podem ser mantidas normalmente.

Quais os materiais podem ser usados na bioplastia de nariz?

A bioplastia de nariz pode ser feita com ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, ácido polilático, policaprolactona ou PMMA, conforme o objetivo e a escolha do paciente.

Contudo implantes temporários quando utilizados para projetar o nariz ou elevar a ponta nasal perdem seu efeito rapidamente, pois uma absorção mínima, de 10% por exemplo, o que acontece logo nas primeiras semanas, pode levar a perda de sustentação do nariz e significar a perda quase total do efeito.

Esse comportamento nos mostra que preenchimentos absorvíveis até funcionam bem no dorso, mas são ineficientes quando aplicados na base do nariz.

Quanto tempo dura?

Substâncias absorvíveis duram de um a quatro anos, enquanto produtos permanentes como o PMMA, são definitivos.

Posso colocar ácido hialurônico no nariz?

O ácido hialurônico costuma ser uma das substâncias mais procuradas por ser um produto natural e temporário. Os efeitos do ácido hialurônico no nariz duram cerca de um ano, quando o produto é absorvido. Além disso ele pode ser facilmente retirado em caso de insatisfação. Lembrando que a rinomodelação com ácido hialurônico pode ser decepcionante, pelo motivos citados anteriormente.

Quais os riscos?

Acúmulo de produto na base do nariz, na região gengival ou até mesmo nos lábios, por desconhecimento da técnica e má distribuição do implante escolhido.

Os riscos de infecção são mínimos pois desde 2006, na terceira geração do PMMA, a redução de impurezas na fórmula diminuiu expressivamente os casos de infecção e alergia, fator que possibilitou a aprovação do produto pela Anvisa e FDA, órgão de saúde norte-americano.

As chances de necrose também são desprezíveis, uma vez que o procedimento é realizado com microcânulas, agulhas de ponta arredondada que não perfuram os vasos e portanto não podem obstruí-los por injeção de produtos.

Quanto tempo preciso ficar de repouso?

Não é necessário repouso. As únicas restrições são quanto a realização de esforço físico, academia e exposição solar, no mais, vida normal. O paciente sai do consultório com um curativo que deve permanecer no local por no mínimo sete dias até que o implante se solidifique. Além disso pode haver sensibilidade, inchaço, vermelhidão e eventuais hematomas, mas é possível retomar a rotina no mesmo dia.

Quais são as contraindicações?

Gestantes, lactantes, portadores de doenças autoimunes, com lesões ativas no local, infecção ou resfriado. Lembre-se também de informar qualquer alergia ao médico.

Qual profissional pode realizar o procedimento?

A rinomodelação deve ser realizada por médicos, que possuem conhecimento para prevenir e, se for caso, tratar eventuais complicações. Sendo assim o procedimento pode ser feito por dermatologista, cirurgião plástico ou por outro profissional de medicina com licença para atuar no Estado onde o procedimento será realizado.

Quando poderei ver os resultados?

As primeiras modificações podem ser percebidas logo após a retirada do curativo, quando o inchaço provavelmente também terá reduzido.

Antes e depois da rinomodelação

A avaliação presencial é obrigatória antes do procedimento. Durante a consulta serão avaliadas as condições físicas e histórico clínico para definir se a técnica é indicada para o caso. Normalmente não há necessidade de realizar exames ou qualquer outra preparação, podendo o preenchimento ser realizado no mesmo dia da avaliação se houver disponibilidade de agenda.

Depois da consulta presencial e ainda antes de realizar a bioplastia de nariz, o paciente assina um termo de consentimento onde declara ter sido informado de todos os cuidados e orientações que deve seguir a fim de alcançar o objetivo pretendido, manifestando expressamente sua concordância para realizar o procedimento.

Depois da rinomodelação as únicas limitações são esforço ou atividade física por sete dias e evitar exposição ao sol. O paciente sai do consultório com um curativo que pode ser retirado em sete dias. Alterações na sensibilidade às vezes geram desconforto, podem haver inchaço e vermelhidão que regridem naturalmente em uma semana. Uma consulta de revisão deve ser realizada dentro de 30 dias para acompanhar os resultados.

Quais os resultados da rinomodelação?

O resultado da rinomodelação é um contorno nasal mais adequado ao formato do rosto do paciente respeitando o equilíbrio das proporções dentro da harmonização facial.

Gostou? Entre em contato conosco por WhatsApp (21) 990.039.072. Ficaremos contentes em responder suas dúvidas na nossa próxima consulta.

Autor do conteúdo

DR. ROBERTO CHACUR

Médico Cirurgião
CRM-RJ 953687 | CRM-SP 124125 RQE-SP 33433

– Experiência de 14 anos trabalhando exclusivamente com pesquisa e realização de preenchimento
– Speaker no Congresso Mundial de Dermatologia (Milão, Itália)
– Coordenador do estudo de caso sobre Aumento de Glúteos com PMMA: um estudo de coorte de 10 anos (PRSGO Journal)
– Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento (Editora AGE)
– Instrutor do Workshop sobre Preenchimento de Glúteos e Goldincision (SP)
– Membro da Sociedade Americana de Laser para Medicina e Cirurgia (ASLMS)
– Associado à Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC)
– Residência em Cirurgia Geral pela Universidade Luterana do Brasil (RS)
– Formado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (RS)