Preenchimento de Rugas

Cuidados contínuos com a higiene são essenciais para a manutenção de uma aparência saudável da pele, mas mesmo assim todos estão suscetíveis às consequências do envelhecimento. O processo altera a epiderme tanto na superfície quanto em camadas mais profundas, levando à formação de rugas e marcas de expressão. A Bioplastia de Rugas e Sulcos busca diminuir os sinais e as dobras deixadas pelo tempo através de técnicas de preenchimento por meio de biomateriais.

As rugas são resultado da perda de capacidade de renovação da pele, flacidez e perda de volume. o tratamento para rugas finas pode ser feito com toxina botulínica, mas sulcos como o bigode chinês requerem preenchimento com ácido hialurônico. tratamentos como peeling químico, laser co2 fracionado e microagulhamento também ajudam a promover um aspecto mais jovial e saudável da pele reduzindo rugas e estimulando o colégno que traz mais firmeza, hidratação, brilho e maciez com textura adequada.

Por volta dos 30 anos, o corpo começa a reduzir gradualmente sua produção natural de colágeno e desacelera também outros processos ligados ao desenvolvimento de novos tecidos, como a formação de fatores de crescimento, responsável pela renovação da pele, o que favorece a formação de rugas.

As rugas podem ser divididas em:

Dinâmicas: que aparecem ao sorrir ou franzir a testa e desaparecem em seguida

Linhas de expressão: rugas finas formadas pela repetição de certos movimentos faciais como enrugar a sobrancelha ao se irritar ou ter uma sensação de estranhamento

Rugas estáticas: linhas permanentes que são visíveis mesmo com a expressão relaxada

Serem causadas por flacidez: ondulações na pele causadas por falta de colágeno como as percebidas no pescoço e no colo

Originadas por perda de volume: o desgaste natural dos tecidos ósseo, de gordura e da pele contribui para perda de sustentação, flacidez e rugas como o bigode chinês e as linhas de marionete.

Tratamento para rugas

A prevenção e tratamento de rugas dinâmicas pode ser feita com cremes antirrugas, que podem ser selecionados de acordo com seus ativos, entre eles:

– antioxidantes como vitamina C e retinol;
– ácido glicólico para renovação celular;
– antiglicantes que inibem a degradação do colágeno pelo açúcar
– peptídeos de colágeno;
– ácido hialurônico em creme; e
– filtro solar, mesmo em dias nublados.

Procedimentos estéticos como radiofrequência e ultrassom microfocado também ajudam a prevenir e tratar rugas dinâmicas pois estimulam a produção de colágeno.

Linhas de expressão e algumas rugas estáticas como rugas na testa, entre as sobrancelhas e pés de galinha podem ser tratadas com toxina botulínica.

A substância relaxa o músculo enrijecido pela repetição de expressões faciais e ameniza as rugas. Quando utilizada em microdoses a toxina produz um efeito natural, sem a paralisação total dos movimentos do rosto, efeito comum no início dos anos 90, quando a técnica ficou popular.

Rugas estáticas profundas precisam receber preenchimento com ácido hialurônico para reposição de volume. O tratamento minimiza o desgaste das estruturas internas sofrido com o tempo, utilizando implantes líquidos injetáveis para reduzir a profundidade dos sulcos.

A técnica é indicada para minimizar o bigode chinês, as linhas de marionete e até mesmo as rugas ao redor da boca, que apesar de serem finas não podem ser tratadas com toxina, pois estão localizadas em um local de intensa movimentação.

O preenchimento pode ser realizado com implantes líquidos absorvíveis com duração de um a quatro anos ou definitivos. As substâncias possuem forma de gel e são aplicadas com anestesia local sob as rugas com microcânulas, agulhas de ponta arredondada.

Essa ferramenta possibilita um tratamento sem corte ou internação, na quantidade adequada para necessidade do paciente, realizado em menos de uma hora e com retorno às atividades no mesmo dia.

As primeira modificações na aparência pode ser vistas durante o procedimento, conforme o produto é injetado na pele. No pós-imediato reações como inchaço, vermelhidão e sensibilidade são normais e regridem em até uma semana, quando é possível ver o efeito final.

Pescoço e colo geralmente são tratados com ultrassom microfocado ou laser CO2 fracionado, conforme a intensidade da flacidez. Enquanto o ultrassom estimula colágeno o laser ajuda a reativar o processo de renovação celular produzindo um tecido saudável e uniforme.

O preenchimento tem o importante papel de minimizar a perda de volume dos tecidos ósseo, de gordura e da pele que acontece naturalmente com o envelhecimento. A ausência dessas estruturas internas favorecem a perda de sustentação, tornando mais evidente a flacidez e o aspecto enrugado da pele.

Esse preenchimento pode ser feito com diversas substâncias, como ácido hialurônico ou produtos particulados, temporários ou permanentes. Cada uma delas pode ter maior ou menor potencial de hidratação, volumização, estimulação de colágeno, entre outras características. Somente o médico após a consulta presencial pode indicar o melhor para cada caso, conforme as necessidades e objetivos de cada paciente. Veja mais como é a primeira consulta de preenchimento.

Para uma aparência natural o ideal é associar técnicas e tecnologias como os já mencionados laser co2 e ultrassom, que podem ser utilizados tanto na prevenção quanto na manutenção dos resultados, colaborando para que os efeitos do preenchimento de rugas durem mais tempo. Hábitos saudáveis como não beber, não fumar, usar protetor solar, ter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas regularmente também ajudam nos resultados.

Gostou? Entre em contato conosco por WhatsApp (21) 990.039.072. Ficaremos contentes em responder suas dúvidas na nossa próxima consulta.

Autor do conteúdo

DR. ROBERTO CHACUR

Médico Cirurgião
CRM-RJ 953687 | CRM-SP 124125 RQE-SP 33433

– Experiência de 14 anos trabalhando exclusivamente com pesquisa e realização de preenchimento
– Speaker no Congresso Mundial de Dermatologia (Milão, Itália)
– Coordenador do estudo de caso sobre Aumento de Glúteos com PMMA: um estudo de coorte de 10 anos (PRSGO Journal)
– Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento (Editora AGE)
– Instrutor do Workshop sobre Preenchimento de Glúteos e Goldincision (SP)
– Membro da Sociedade Americana de Laser para Medicina e Cirurgia (ASLMS)
– Associado à Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC)
– Residência em Cirurgia Geral pela Universidade Luterana do Brasil (RS)
– Formado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (RS)