Preenchimento Labial

Preenchimento labial é um tratamento estético não cirúrgico para correção volumétrica e definição de contorno feito com ácido hialurônico, um implante líquido absorvível que preserva as características naturais da boca. A substância é encontrada naturalmente entre as células do nosso corpo junto com as fibras de colágeno e elastina e contribui para manutenção de atributos de qualidade da pele como hidratação, textura, brilho e maciez.

Como é feito?

O procedimento é feito com microcânulas, agulhas de ponta arredondada que permitem realizar o implante de ácido hialurônico sem cirurgia, seja para aumentar o volume ou definir o contorno dos lábios.

Quais os tipos de preenchimento labial? Posso fazer com outro produto?

O preenchimento dos lábios deve ser realizado com produtos absorvíveis, podendo ser feito preferencialmente com gordura autógena ou ácido hialurônico. O único produto permanente liberado pela Anvisa tem uma consistência mais rígida que tende a prejudicar a naturalidade da aparência final. No caso da gordura ela é retirada do próprio paciente, filtrada e só então é injetada, o que torna o processo mais complexo e demorado. O ácido hialurônico é considerado a substância ideal por ser natural e de fácil retirada em caso de insatisfação ou efeitos adversos.

Quais os riscos?

O aspecto bico de pato é um risco que pode ser evitado quando o produto é bem distribuído superficialmente, o que impede a utilização de implantes definitivos, que só devem ser aplicados em planos profundos. Agulhas comuns aumentam o risco de aplicação de produto dentro dos vasos sanguíneos e podem causar obstrução da circulação, além de hematomas, sendo uma prática ultrapassada.

Qual valor?

O valor do preenchimento labial depende da quantidade de ácido hialurônico, que é cobrado por mililitro.

Quantos ml colocar no preenchimento labial?

Teoricamente cada ml no lábio superior corresponde a meio ml no lábio inferior. A quantidade de ácido hialurônico pode variar conforme o objetivo do tratamento e as necessidades do paciente avaliadas em consulta presencial. Segundo os princípios da harmonização facial, que busca o equilíbrio do rosto segundo a proporção áurea, o lábio inferior deve ser 1,618 maior do que o superior.

Quanto tempo dura?

O preenchimento com ácido hialurônico dura um ano. Contudo o produto é absorvido desde o momento de seu implante, o que significa que seis meses após o procedimento o volume deve ser a metade do que foi aplicado. É possível realizar sessões periódicas para retoque e manutenção da aparência.

Preenchimento labial: antes e depois

Antes do preenchimento é necessário agendar uma consulta presencial com o médico onde serão avaliados a harmonia facial e o histórico clínico do paciente para verificar, se entre os procedimentos estéticos, este é o mais indicado e se as condições de saúde permitem que ele seja realizado.

Depois do procedimento o paciente pode apresentar sensibilidade, inchaço e eventuais hematomas, mas pode voltar à rotina no mesmo dia, devendo apenas evitar esforço físico, academia e exposição solar. As reações desaparecem naturalmente, podendo levar de 48 horas a sete dias.

Preenchimento labial: como diminuir o inchaço

O paciente pode fazer aplicação de gelo para diminuir o inchaço. Além disso, evite comer alimentos quentes, tocar ou massagear a área, qualquer movimento que deixe os lábios estendidos ou tensionados, incluindo a realização de esforço físico, pode acentuar o inchaço.

Em quanto tempo verei o resultado?

O resultado pode ser visto antes do tratamento, na projeção feita pelo computador*; enquanto realiza o procedimento, pois o paciente permanece acordado opinando ativamente na frente do espelho; e ao final da sessão. Contudo a aparência final tende a ser visível em 7 a 15 dias depois do procedimento, após a redução do inchaço.

Quer saber mais? Fale conosco por WhatsApp (21) 990.039.072.

Ficaremos contentes em responder quaisquer perguntas adicionais que você possa ter em nossa próxima consulta.

Autor do conteúdo

DR. ROBERTO CHACUR

Médico Cirurgião
CRM-RJ 953687 | CRM-SP 124125 RQE-SP 33433

– Experiência de 14 anos trabalhando exclusivamente com pesquisa e realização de preenchimento
– Speaker no Congresso Mundial de Dermatologia (Milão, Itália)
– Coordenador do estudo de caso sobre Aumento de Glúteos com PMMA: um estudo de coorte de 10 anos (PRSGO Journal)
– Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento (Editora AGE)
– Instrutor do Workshop sobre Preenchimento de Glúteos e Goldincision (SP)
– Membro da Sociedade Americana de Laser para Medicina e Cirurgia (ASLMS)
– Associado à Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC)
– Residência em Cirurgia Geral pela Universidade Luterana do Brasil (RS)
– Formado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (RS)

*tecnologia disponível somente em São Paulo.