Preenchimento de Glúteos: como é realizado

O preenchimento de glúteos é realizado com implantes líquidos que ajudam a harmonizar o contorno corporal. Entre as possibilidades do procedimento estão equilibrar assimetrias pontuais, na parte superior ou inferior do glúteo, preencher a porção lateral conhecida como depressão trocantérica.

O preenchimento é realizado no próprio consultório médico com anestesia local, sem sedação, sem cirurgia, sem corte, sem internação e com retorno à rotina no mesmo dia. A necessidade e viabilidade do procedimento depende de avaliação médica, preferencialmente presencial.

Ciência e Arte do Preenchimento é o primeiro livro do Dr. Roberto Chacur, médico que trabalha há 17 anos exclusivamente com a técnica, seja no âmbito da prática ou da pesquisa. Nesta publicação o Dr. Chacur reúne sua experiência para mostrar a ciência por trás do preenchimento e o requinte da arte na hora de trabalhar harmonização facial e corporal.

HARMONIZAÇÃO GLÚTEA COM PREENCHIMENTO

Harmonização glútea é um conjunto de procedimentos que contribuem para o equilíbrio das proporções entre o bumbum, quadril, cintura e coxas. A principal técnica utilizada é o preenchimento com implantes líquidos para remodelação glútea. No entanto a harmonização também pode incluir tratamento da celulite com GoldIncision ou criolipólise para gordura localizada no quadril ou nas coxas, entre outros procedimentos.

O primeiro passo é realizar uma avaliação global para indicar quais os pontos a serem preenchidos a partir das suas linhas corporais. Uma das caracteristicas do preenchimento é a sua versatilidade, que permite a aplicação de diferentes quantidades de produto de forma pontual. Assim é possível definir o contorno corporal de acordo com as necessidades de cada paciente.

A proporção ideal é uma fórmula matemática calculada a partir de padrões observados na natureza que possibilitou a definição do chamado rácio dourado, o número 1,618. Na figura ao lado podemos entender a aplicação  dessa fórmula na definição do contorno corporal.

O que é preenchimento de glúteos?

O preenchimento é uma técnica de remodelação glútea que só pode ser realizado por médicos e após avaliação presencial. Durante a conversa prévia no consultório médico serão avaliadas as possibilidades de tratamento para cada paciente, que podem ser gluteoplastia, lipoescultura ou preenchimento. A definição é feita conforme o objetivo do paciente e a experiência do médico. Optando-se pelo preenchimento, o próximo passo é escolher qual a substância e a marca do produto a ser utilizado, que precisa necessariamente ter liberação da ANVISA. A utilização de anestesia local permite que o paciente acompanhe todo o processo acordado e conversando com o médico, de modo a participar opinando ativamente e evitando surpresas no final.

Como é feito preenchimento de glúteo?

O preenchimento de glúteos é feito com implantes líquidos utilizando agulhas de ponta arredondada que permitem implantar o produto em regiões profundas com risco mínimo de perfurar vasos ou veias, prevenindo a formação de hematomas e dispensando a necessidade de cirurgia.

As substâncias podem ser distribuídas conforme a necessidade do paciente e objetivo do tratamento, o que permite uma maior versatilidade, sendo possível equilibrar assimetrias pontuais, na parte superior ou inferior do glúteo, preencher a porção lateral conhecida como depressão trocantérica ou outro tipo de retoque.

Hoje existem diversas substâncias preenchedoras com marcas comerciais liberadas pela ANVISA que podem ser utilizadas na região dos glúteos, como ácido hialurônico, policaprolactona, ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e polimetilmetacrilato (PMMA), sendo este último permanente.

Preenchimento de Glúteos com ácido hialurônico

O preenchimento de glúteos com ácido hialurônico restringe as possibilidades do procedimento pois além de durar apenas um ano, o que não é conveniente para o paciente, torna a aplicação praticamente inviável financeiramente, pois o produto tem seu custo calculado por mililitro, o que em regiões mais extensas como os glúteos geralmente significa um valor bastante elevado. Contudo o preenchimento pode ser realizado com qualquer implante líquido, consulte seu médico sobre as possibilidades.

Uma delas é o ácido polilático, com duração média de um ano e meio o produto é indicado para definir o contorno corporal quando há necessidade de pouco volume, contribuindo para reduzir a flacidez através da estimulação de colágeno e desenvolvimento de uma pele saudável, macia, hidratada, com brilho e textura adequados.

Antes e depois do Preenchimento de Glúteos: o que é preciso cuidar?

Antes: profissional, produto e ambiente.

  • Profissional: o preenchimento deve ser realizada por médicos, que possuem conhecimento para prevenir e, se for caso, tratar eventuais complicações. Sendo assim o procedimento pode ser realizado por dermatologista, cirurgião plástico ou por outro profissional de medicina com licença para atuar no Estado onde o procedimento será realizado.
  • Produto: a marca comercial do produto utilizado para ser implantado nos glúteos deve ser aprovada pela Anvisa, um referencial de qualidade, que significa menor chance de efeitos adversos e maior possibilidade de alcançar a aparência desejada.
  • Ambiente: a clínica ou consultório onde o preenchimento será realizada deve possuir alvará da vigilância sanitária atestando condições ideais de higiene para realização de procedimentos médicos. Jamais realize preenchimento em casa ou em quarto de hotel.

Depois: ficar sem exercícios físicos por uma semana e evitar exposição solar. Essas são as únicas recomendações para depois do preenchimento de glúteos, além disso, a rotina pode ser retomada normalmente no mesmo dia do procedimento.

Caso seja necessário é possível fazer retoques de forma gradual em sessões posteriores até que o objetivo almejado seja atendido, sempre respeitando as recomendações médicas e utilizando sempre menos produto do que o necessário, especialmente quando utilizado produto permanente. A aparência final pode levar até um mês, tempo necessário para redução do inchaço.

Preenchimento Glúteos: preço, vale a pena?

Conforme o estabelecido no anexo I, item 6, inciso XIV da resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina é proibido “divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços”.

O preço do preenchimento de glúteo varia conforme o objetivo do tratamento, a extensão da área tratada, o tipo e a quantidade de produto utilizado. É somente durante a consulta, fazendo uma avaliação presencial, que o médico poderá definir se este é o tratamento mais adequado para o caso e qual a quantidade de produto necessária.

Contudo o mais importante é saber como é feito o preenchimento de glúteos, estar atenta a formação do profissional, cursos e eventos de atualização dos quais participou, se a clínica possui alvará da vigilância sanitária e se o produto é liberado pela Anvisa. Solicite sempre o alvará antes de agendar a consulta e certifique-se de que a marca anunciada é a mesma que será utilizada pedindo para que as embalagens sejam abertas na sua frente.

Os preços informados podem variar de acordo com a avaliação presencial feita pelo médico.

Aguardamos ansiosos para responder quaisquer perguntas adicionais que você possa ter em nossa próxima consulta.

Fale conosco por WhatsApp (21) 990.039.072.

Autor do conteúdo

DR. ROBERTO CHACUR

Médico Cirurgião
CRM-RJ 953687 | CRM-SP 124125 RQE-SP 33433

– Experiência de 17 anos trabalhando exclusivamente com pesquisa e realização de preenchimento
– Speaker no Congresso Mundial de Dermatologia (Milão, Itália)
– Coordenador do estudo de caso sobre Aumento de Glúteos com PMMA: um estudo de coorte de 10 anos (PRSGO Journal)
– Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento (Editora AGE, 2018)
– Autor do livro Vitória Contra a Celulite (AGE, 2023)
– Membro da Sociedade Americana de Laser para Medicina e Cirurgia (ASLMS)
– Associado à Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC)
– Residência em Cirurgia Geral pela Universidade Luterana do Brasil (RS)
– Formado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (RS)

Precisa de ajuda?