Goldincision – Tratamento para celulite avançada

Desenvolvido pelo Dr. Roberto Chacur, Goldincision é um tratamento único que combina preenchimento para estimulação de colágeno e descolamento do septo fibroso para atuar na gênese da celulite, restaurando o aspecto liso, reduzindo a flacidez e promovendo a melhora da qualidade geral da pele.

A celulite é formada pelo acúmulo de gordura, flacidez, formação de septos fibrosos e diminuição da circulação linfática, que favorece a retenção hídrica. O depósito de gordura causa a distensão da pele enquanto as fibras que unem a pele ao músculo tensionam o tecido; essa oposição de forças causa a depressão característica da celulite.

Nos graus I e II a celulite pode ser tratada com cremes, drenagem linfática e aparelhos que combinam infravermelho e radiofrequência para diluição da gordura e alívio das fibroses.

O grau I da celulite – Em seu primeiro estágio a celulite pode ser observada apenas através da palpação.

O grau 2 da celulite – Sem nenhuma prevenção ou tratamento a gordura acumulada tende a aumentar, intensificando a pressão subcutânea e causando o enrijecimento dos septos fibrosos. Nesse estágio a celulite é visível, mas ainda discreta.

O grau 3 da celulite – as depressões na pele tornam-se mais evidentes, formando o tradicional aspecto de casca de laranja.

O grau 4 da celulite – O aumento da tensão nas fibroses leva à inflamação, formação de nódulos e dor, caracterizando o grau 4 da celulite.

No tratamento dos graus três e quatro é preciso estimular internamente a produção de colágeno e romper manualmente as fibroses que tensionam o tecido.

preenchimento para estimulação de colágeno e descolamento dos septos fibrosos representados em desenho

Goldincision é um tratamento que combina preenchimento e subcisão para tratar os graus mais avançados de celulite. O procedimento é minimamente invasivo e não deixa cicatriz, sendo realizado no próprio consultório com anestesia local.

O tratamento é dividido em quatro etapas: avaliação presencial com marcação do paciente em pé, anestesia entre a pele e o músculo com o paciente deitado, bioestimulação com preenchimento entre a pele e o músculo também com o paciente deitado e subcisão com o paciente em pé para aliviar a pressão sob a pele.

Com o paciente em pé, o médico faz a marcação dos principais pontos acometidos. Em seguida, com o paciente deitado, é aplicada anestesia local entre a pele e o músculo, onde é distribuída também uma substância preenchedora, não apenas para equilibrar assimetrias, mas principalmente para promover a bioestimulação, ou seja, o estímulo natural da produção de colágeno pela presença de produtos particulados como hidroxiapatita de cálcio, PCL, ácido polilático ou PMMA. Essa etapa promove o tratamento da flacidez, que é uma das causas da celulite, e produz uma melhora no aspecto geral da pele.

Dr. Roberto Chacur descolando os septos fibrosos com o paciente em pé através da técnica GoldincisionCom o paciente em pé é realizado o rompimento dos septos fibrosos que causam as depressões características da celulite, aliviando o desconforto causado pelos nódulos, restaurando o aspecto liso da pele e diminuindo a pressão causada pelo acúmulo de gordura, o que permite a melhora da circulação sanguínea e redução do inchaço.

A subcisão é realizada com uma agulha biselada dos dois lados desenvolvida especialmente para o tratamento Goldincision, uma técnica minimamente invasiva que não deixa cicatriz. A Golden Needle possui ainda um orifício na extremidade podendo ser utilizada tanto para distribuir a substância preenchedora como para infiltrar o anestésico, o que pode ser feito em qualquer etapa do procedimento, reduzindo consideravelmente a possibilidade de desconforto.

O paciente deixa o consultório com um curativo e uma bermuda compressiva que diminui o acúmulo de líquido e equimose que normalmente se formam em resposta a intervenção, mas regridem ao longo do tempo naturalmente. Esse processo inflamatório também colabora para estimular colágeno e reduzir a flacidez. O curativo é retirado dentro de 24 horas e a bermuda compressiva é mantida por sete dias. O paciente retorna ao consultório para revisão dentro de trinta dias, podendo ser realizada nova sessão de Goldincision ou indicados tratamentos complementares.

Goldincision é um tratamento único que combina preenchimento e subcisão para atuar na gênese da celulite, restaurando o aspecto liso da pele a partir do descolamento do septo fibroso sem deixar cicatriz, diminuindo a pressão subcutânea causada pelo aumento de gordura e tensão provocada pelas fibroses, melhorando a drenagem linfática, o retorno venoso, a retenção hídrica e ainda estimulando a produção de colágeno não só pelo processo inflamatório do descolamento, mas principalmente pela presença do produto particulado estimulador de colágeno. Dieta equilibrada e exercícios físicos regulares ajudam a manter os resultados.