1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos

simposio-de-pmma

No dia 20 de agosto de 2016, o Dr. Roberto Chacur esteve em Porto Alegre entre os palestrantes do 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos. O evento irá discutir as melhores condutas na utilização do Polimetilmetacrilato (PMMA) em procedimentos estéticos e de reparação.

O encontro iniciou com o debate para elaboração de um consenso nacional que possibilite padronizar a aplicação médica do PMMA. Para isso foi utilizado como base o estudo coordenado pelo Dr. Túlio Souza, que reuniu a vivência clínica de 36 médicos de diferentes especialidades.

_MG_5564

Em mais de dez anos de experiência na aplicação de PMMA, os profissionais atenderam quase 90 mil casos de implantes infiltrativos, de onde é possível extrair conhecimento suficiente para nortear a técnica.

Entre os presentes esteve o cirurgião plástico alemão Gottfried Lemperle, o pai da utilização do PMMA para aumento de tecidos. O produto é liberado pela FDA, a agência de saúde norte-americana e também pela Vigilância Sanitária Brasileira (ANVISA), mas ainda carece de parâmetros que estabeleçam o objetivo e frequência dos implantes, os critérios para escolha de materiais e equipamentos, os volumes aplicados, as opções anestésicas, as substituições e complicações.

Veja o que aconteceu no 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos, confira o programa do evento:

MESA 1
Indicações

Reparadora
Lipodistrofia em pacientes com HIV+
Outras patologias e lesões traumáticas

Estética
Facial: áreas de aplicação, planos concentrações e volumes
Corporal: áreas de aplicação, planos, concentrações e volumes

MESA 2
Contraindicações
Quando não realizar?
Contraindicações absolutas e relativas
Concomitância de materiais

MESA 3
Materiais
Qualidade dos materiais
Critérios de escolha
Importância dos rigores na fabricação e na venda

MESA 4
Complicações
Estatística nacional
Fisiopatologia das complicações mais frequentes
Como evitá-las?